benefícios do boxe

O tempo de turmas de luta serem preenchidas apenas por homens é coisa do passado. As mulheres estão marcando presença e mostrando que sabem lutar. Os benefícios do boxe para a saúde são inúmeros e capazes de justificar esse aumento de praticantes nas academias.

A procura se dá pela combinação da contribuição cardiorrespiratória com os ensinamentos de autodefesa. Para quem deseja ficar em forma e quer treinos diferenciados, é uma excelente oportunidade.

Quer saber um pouco mais sobre os benefícios do boxe? Fique de olho e conheça um pouco mais sobre essa arte marcial! Boa leitura!

Como funciona?

No boxe, você deve estar preparada para ser o alvo e reagir de alguma forma. A recomendação é se esquivar e tentar acertar o oponente.

A continuidade da prática garante que os alunos evoluam e tenham melhor consciência corporal para conciliar defesa e ataque.

As aulas podem durar de 40 a 60 minutos, e há turmas para diferentes perfis de alunos. Pode-se começar ainda criança, jovem, ou, até mesmo, já adulto. De olho no público feminino, há academias que estão investindo em turmas exclusivas para mulheres.

Quais são os acessórios?

Para proteção, o boxe permite o uso de alguns acessórios. Pode-se investir em protetores bucais e luvas. As bandagens também são buscadas para prevenir um roxo aqui ou ali.

Quais são os benefícios da prática?

1. Promoção da capacidade de defesa pessoal

Os movimentos e golpes aprendidos durantes as aulas podem ser utilizados para determinadas eventualidades. A defesa pessoal é um dos benefícios do boxe e permite que algumas mulheres se sintam mais seguras diante de determinadas adversidades.

O objetivo principal da aula não é a defesa, mas esses conhecimentos adicionais podem motivar o início de uma vida mais ativa e saudável.

2. Aumento da coordenação

Os movimentos aprendidos para realizar os golpes exigem coordenação motora, agilidade e aprimoramento de aptidão. O controle de estímulos e reflexos pode ser exercitado e aprimorado com todo o desenvolvimento físico.

O boxe melhora a função cardiorrespiratória, e coordenar a respiração com movimentos é um dos desafios do esporte.

A frequência das aulas favorece o equilíbrio, o controle corporal e a coordenação motora.

3. Emagrecimento progressivo

O boxe é uma atividade cardiorrespiratória que pode ajudar muitas pessoas a se sentirem mais seguras e felizes com a imagem que veem no espelho.

A arte marcial pode garantir queima calórica e estímulo extra para o funcionamento metabólico, o que assegura um emagrecimento saudável e uma redução das medidas desejadas.

Dependendo da intensidade dos golpes e do condicionamento físico, pode-se eliminar até 1.000 calorias durante uma aula de boxe.

4. Melhora na composição física

A perda de peso é um dos benefícios do boxe, e, com isso, pode-se obter uma melhor composição física, já que haverá a redução de percentual de gordura. Com o boxe, pode-se aumentar a massa muscular e reduzir a massa magra.

Devemos destacar que o boxe não contribui para a hipertrofia, ele apenas apoia no fortalecimento muscular.

5. Redução do estresse

Para quem deseja se desligar completamente do estresse cotidiano, o boxe pode ser um ótimo aliado para garantir a dose de endorfina para melhorar o humor e reduzir crises de ansiedade.

Durante as aulas, é possível se distrair e desprender-se de obrigações, superando todo o desgaste de uma rotina atribulada.

Mesmo que, após as aulas, você retome seus compromissos, será possível se sentir revigorada e capaz de superar qualquer desafio.

6. Elevação da autoestima

Os benefícios do boxe podem contribuir para que os alunos se sintam mais seguros, pois favorecem a autoestima. Com melhor condicionamento e composição física, os praticantes podem otimizar suas posturas e mudar os comportamentos.

Curtiu conhecer um pouco mais sobre os benefícios do boxe? Então confira o nosso e-book sobre alimentação saudável!

Escrito por Academia Nadarte