gorduras boas

Você sabia que a nossa alimentação deve conter gorduras boas para o bom funcionamento do corpo?

Pois é! Ao contrário do que muita gente pensa, nem todos os tipos de gordura fazem mal à saúde. Os ácidos graxos mono e poliinsaturados oferecem benefícios incríveis, entre eles o efeito protetor do organismo.

Quer saber onde encontrar esse nutriente tão importante? Continue a leitura e confira 6 alimentos ricos em gorduras boas!

1. Abacate

O abacate já foi considerado um vilão da boa forma por conta do alto teor de lipídeos. No entanto, ele foi absolvido da má fama, já que suas gorduras são do bem.

Ele contém ácidos graxos monoinsaturados que ajudam na redução do colesterol ruim e no aumento do colesterol bom. Você pode consumi-lo de diversas maneiras, como em saladas, lanches e até mesmo como sobremesa.

2. Azeite extra virgem

O azeite extra virgem é uma ótima fonte de ômega-3 — um conjunto de ácidos graxos essenciais ao organismo e que fazem bem ao coração e ao cérebro.

Sabendo disso, utilize o azeite nas suas preparações do dia a dia para:

  • temperar saladas;
  • refogar os alimentos;
  • grelhar carnes;
  • e para dar um toque final de sabor em sopas, caldos e molhos.

3. Oleaginosas

As oleaginosas, como nozes, amêndoas e castanhas, são alimentos com muitos benefícios ao organismo, especialmente por conta da quantidade de ômega-3.

Esse tipo de gordura boa tem ácidos graxos que fazem parte da composição do cérebro. Por isso, elas são ótimas para a concentração, memória, cognição e outras funções cerebrais.

Como são fáceis de transportar, armazenar e consumir, as oleaginosas são boas opções de lanches para os intervalos das refeições.

4. Peixes

Os peixes de águas profundas e geladas, como atum, salmão e sardinha, são fontes de gorduras boas. O consumo dessa proteína deve ser de, pelo menos, 3 vezes por semana para que a gente usufrua de todos os benefícios.

Evite as frituras e prepare os peixes em receitas ensopadas, assadas, grelhadas ou no vapor.

5. Pasta de amendoim

Embora muita gente confunda com uma oleaginosa, o amendoim faz parte do grupo das leguminosas — o mesmo do feijão e da soja.

Ele tem grandes quantidades de gorduras boas, que ajudam na saciedade e redução do colesterol, além de ser fonte de energia.

A pasta de amendoim é muito usada como um pré-treino junto com banana, por exemplo. Mas dá para consumi-la com pães, torradas, panquecas e outras receitas.

6. Chocolate: 70% cacau

Além de delicioso e uma fonte de antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce, o chocolate 70% cacau também contém gorduras boas.

Dessa maneira, ele ajuda na melhora do sistema cardiovascular e na redução da pressão arterial. Trinta gramas por dias são suficientes para obter todas as vantagens do chocolate amargo.

Você pode comer puro ou em preparações, como mousses e bolos saudáveis. Lembrando que essas gorduras boas são imprescindíveis para o organismo.

Elas protegem o coração e o cérebro, dão saciedade e ajudam no emagrecimento, desde que estejam dentro de uma alimentação saudável e equilibrada.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como ter uma alimentação mais saudável? Então, deixe o seu comentário, pois ele é fundamental para que a gente faça conteúdos cada vez mais interessantes para você!

Escrito por Academia Nadarte