fazer aulas de spinning

O spinning é uma atividade aeróbica praticada em bicicletas especiais, que vem ganhando cada vez mais adeptos nas academias. Afinal, pedalar ao ar livre também é bom, mas apresenta algumas desvantagens – como os problemas causados pelo clima e trânsito – que o spinning, por ser uma atividade indoor, não têm.

As aulas consistem em muito mais do que simplesmente pedalar. No treino, o instrutor ou personal trainer ensina vários exercícios que fazem com que a posição no aparelho, a carga utilizada e a velocidade variem constantemente. Os benefícios são inúmeros.

Quer saber mais? Confira 5 razões para iniciar as suas aulas e saiba o que elas podem fazer por você:

1. Não tem restrição de idade para começar


Uma grande vantagem do spinning é que, por se tratar de uma atividade de baixo impacto, pode ser praticada por pessoas das mais diversas faixas etárias, de forma que, tanto uma criança como um idoso conseguem aproveitar seus benefícios.

Poder juntar seus amigos ou família para se exercitarem juntos faz a tarefa ficar mais divertida, concorda? 

2. Tonifica os músculos

Quem frequenta a academia ou já pratica alguma atividade física, certamente deseja conquistar um corpo definido e tonificado. Apesar de ser uma atividade aeróbica, fazer aulas de spinning também ajuda a deixar os músculos das pernas, panturrilhas, glúteos e abdômen bem mais fortes e bonitos.

3. Emagrece

As aulas são muito conhecidas popularmente como “detonadoras de calorias”. E não é por menos: em apenas uma hora é possível gastar de 500 a 700 calorias.

Esse gasto calórico varia um pouco de acordo com a intensidade dos exercícios e com o condicionamento físico do praticante, mas é quase sempre alto, capaz de afinar a silhueta e se livrar daquelas gordurinhas indesejadas.

4. Diminui o estresse

Hoje em dia, é comum nos sentirmos sobrecarregados por diversos motivos, seja a pressão no trabalho, a correria com os estudos, as cidades barulhentas, o desdobramento para cuidar da família e até mesmo o cansaço que todas essas atividades acumulam. 

Entretanto, todo esse estresse pode ser aliviado pela prática de atividade física. As aulas de spinning podem ser muito eficientes e provocar efeitos de relaxamento até melhores do que se deitar na frente da TV.

Isso porque a prática de exercícios regulares estimula a liberação de um hormônio chamado “endorfina”, que é muito conhecido por promover uma sensação de bem estar e prazer, podendo ser eficaz não só para aliviar o estresse, mas também para controlar a pressão arterial e até prevenir a depressão.

Além disso, as aulas de spinning contam com instrutores para te motivar durante o treino e um ambiente descontraído, que ajuda a deixar o mau humor de lado.

5. Melhora a resistência cardiorrespiratória

Se existe algo muito desagradável, tanto na hora de se exercitar como ao realizar atividades comuns do dia a dia, é se sentir desconfortável e ofegante ao fazer esforço físico. Isso pode ser melhorado com a prática de exercícios aeróbicos, também conhecidos como “cardio” ou exercícios cardiorrespiratórios.

Fazer aulas de spinning, portanto, ajuda a melhorar bastante a resistência cardiorrespiratória, proporcionando muito mais resistência para praticar outras atividades físicas – como a musculação – e para realizar as atividades triviais do seu cotidiano, como subir um lance de escadas ou caminhar. Além disso, esses exercícios que trabalham a resistência fazem muito bem ao coração, tornando-o mais forte e saudável.

Ficou interessado em começar a fazer aulas de spinning e desfrutar de todos esses benefícios? Então, entre em contato conosco. Oferecemos aulas em um espaço completo e com uma equipe preparada para atender as suas necessidades.

Escrito por Academia Nadarte