Se você sofre de hipertensão ou de alguma doença relacionada á pressão arterial alta, preste atenção nesse post.

A pressão arterial alta ou hipertensão arterial (HTA) é considerada uma das doenças mais perigosas para o ser humano. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença. A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular.

Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças e complicações como AVC, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, perda da visão, dentre outros.

5 maneiras de diminuir a sua pressão arterial

Exercite-se regularmente

Uma das melhores maneiras de reduzir sua pressão arterial é se exercitar regularmente. Se você considera difícil implementar uma rotina de treinos por conta própria, considere matricular-se em uma academia. Lá, você terá acesso a treinadores profissionais que podem ajudá-lo a desenvolver um programa de treino personalizado e direcionado para tratar a sua hipertensão.

Alguns exercícios que auxiliam na redução da pressão arterial:

  • Dança
  • Caminhada
  • Corrida
  • Spinning
  • Natação

Corte o sódio da sua dieta

O excesso de sódio na dieta, em geral, é prejudicial para qualquer pessoa e especialmente para as que sofrem de hipertensão, é primordial rever a dieta e diminuir o consumo dos alimentos ricos em sódio.

Algumas dicas para te ajudar a diminuir o consumo de sódio no dia-a-dia:

  • Leia os rótulos dos alimentos antes de comprar
  • Resista à tentação de adicionar sal à sua comida
  • Evite alimentos processados

 

Uma dieta pobre em gorduras e sal e rica em vegetais e frutas pode reduzir a pressão arterial em 10 a 12 mm/Hg. Com paciência e determinação, o seu paladar acabará se ajustando às novas mudanças.

Pare de Fumar

Cada vez que você fuma, há um aumento no seu nível de pressão arterial e que, infelizmente pode persistir durante muito tempo mesmo após descartar o seu cigarro. Se você é fumante, experimente livrar-se desse hábito! Com certeza isso pode ajudá-lo a retornar o seu nível de pressão arterial ao normal.

Evite bebidas alcoólicas

Além da elevação da taxa de gordura, o sódio presente nas bebidas é outro agravante. As artérias acabam retendo o sal e se contraem, provocando aumento da pressão. As bebidas alcoólicas também diminuem os efeitos da medicação, tornando-a ineficaz.

Reduza o estresse

Você fica constantemente estressado?

Existem diversos estudos que apontam o estresse emocional como um dos maiores vilões quando o assunto é hipertensão arterial. E quando não tratado, pode causar picos de pressão e mantê-la alta.

Procure maneiras agradáveis para relaxar. Você pode experimentar, por exemplo:

  • Ouvir músicas suaves
  • Praticar exercícios de respiração
  • Desenvolver um novo hobby

A hipertensão é um sério problema de saúde e que apesar de comum, se não tratada, pode causar sérios danos ao organismo. Por isso, fique atento e procure melhorar os seus hábitos.

Escrito por Academia Nadarte