Fortalecer a musculatura das pernas é um dos principais objetivos de quem se exercita com regularidade. Isso porque, além do fator estético, pernas mais fortes favorecem os treinos de corrida, diminuem a sensação de cansaço, evitam lesões, entre outros benefícios.

No post de hoje, separamos 5 exercícios físicos que vão te ajudar na obtenção de pernas mais fortes. Você está preparado? Então continue a leitura!

1. Agachamentos

Os agachamentos estão entre os exercícios físicos mais completos. Isso se deve ao fato de demandarem mais de um grupo muscular ao serem executados da maneira correta. Quando feitos com uma boa amplitude, os movimentos são muito intensos, promovendo o ganho de massa muscular e, com isso, o fortalecimento.

Por reproduzirem movimentos do dia a dia, os agachamentos podem ser variados: livre, sumô, frontal, hack e outros. Todos eles trabalham os músculos das pernas, mas cada um possui diferentes aplicações e devem ser escolhidos de acordo com os diversos objetivos.

 

2. Levantamento terra

Assim como os agachamentos, o levantamento terra é um exercício multiarticular de grande intensidade e, por isso, garante alta eficiência no processo de ganho muscular e fortalecimento.  Quando o assunto é treino de pernas, esse exercício é um dos mais indicados pelos profissionais de educação física.

3. Leg Press

O Leg Press é um exercício que, além de eficiente, é seguro. Realizado em aparelhos, o movimento é feito sem apresentar riscos para a coluna, uma vez que ela fica protegida. Os aparelhos podem ser lineares ou angulares e, para cada um deles, existem movimentos variados que trabalharão diferentes partes das pernas.

Os músculos trabalhados também variam de acordo com a posição dos pés na plataforma do Leg Press. Sendo assim, utilizando as variações dos aparelhos e as diferentes posições dos pés, é possível fortalecer os mais variados músculos.

4. Cadeiras adutoras

As cadeiras adutoras trabalham os músculos da coxa, dando uma aparência mais bonita para as pernas, mas não só isso. Os benefícios envolvem o fortalecimento muscular, ganho de equilíbrio e maior funcionalidade corporal.

Uma grande vantagem do fortalecimento muscular realizado nas cadeiras adutoras é relacionada aos músculos que elas solicitam; todos estão inseridos no fêmur e, com isso, estão mais propensos a serem rompidos. Ao trabalharmos as coxas nas cadeiras adutoras, causamos a estabilização desses músculos, prevenindo lesões.

5. Treinos aeróbicos

Os treinos aeróbicos também fazem parte do fortalecimento muscular. Apesar de não terem a função de hipertrofia, eles trabalham as pernas com muita frequência. Bons exemplos são os treinos de corrida e bicicleta.

Além de tonificarem as regiões das pernas, os treinos aeróbicos causam a redução da gordura corporal e, assim, as pernas ficam mais bonitas e delineadas. E não é só isso! Quando reduzimos a gordura e fortalecemos os músculos, conseguimos uma melhor composição corporal, o que favorece o aumento do metabolismo e a capacidade de treinar em geral.

Os treinos aeróbicos que trabalham as pernas não param nas corridas e pedaladas, aulas coletivas como zumba, jump e step também são famosas por tonificarem os músculos inferiores.

Se você quer fortalecer a musculatura da perna e está pensando em aliar o treinamento de força com treinos aeróbicos, não deixe de conferir o nosso post sobre as razões para fazer aulas de Spinning!  

Escrito por Academia Nadarte