alimentos termogênicos

Quando você come suas refeições diárias, o organismo promove a digestão de cada ingrediente e, para tal, gasta energia. Porém, alguns deles — os alimentos termogênicos — dificultam esse processo.

Devido a isso, o corpo consome ainda mais energia para absorvê-los, o que acelera o metabolismo e a temperatura corporal e, consequentemente, estimula a queima de gordura.

Ou seja, ao incluí-los na dieta, o seu organismo trabalhará a seu favor e lhe ajudará a perder peso. Além disso, há outros benefícios, como ganho muscular e melhora no desempenho físico.

Perceba, então, que eles são essenciais à sua dieta. Neste post, listamos 5 alimentos que não podem faltar no seu cardápio. Confira!

1. Canela

Para abrir a nossa lista de alimentos termogênicos, temos a canela. Afinal, rica em fibras, vitaminas e minerais (como o manganês e o cálcio), ela diminui a presença de açúcar no sangue, enquanto aumenta a queima de gordura durante a digestão.

Outras vantagens do consumo são: redução do apetite, combate ao colesterol e efeito anti-inflamatório e antibacteriano, que aumenta a proteção do organismo contra as doenças.

2. Pimenta vermelha

A pimenta vermelha, por sua vez, acelera o metabolismo e promove o controle do peso graças à capsaicina, uma substância que atua diretamente sobre a gordura indesejada.

Ela também é rica em vitaminas, como a C, a B6 e a K, em cobre e potássio, que ajudam a evitar inchaços e estimular a produção de colágeno. Por isso, esse alimento é fundamental para combater as marcas de expressão e as rugas, sinais típicos do envelhecimento.

3. Chá verde

Outro alimento selecionado para nossa lista é o chá verde. Isso porque ele possui propriedades que estimulam o metabolismo das gorduras, fazendo com que nosso corpo as consuma e, assim, não virem tecido adiposo. Além disso, sua ingestão prolonga a saciedade, diminuindo a sensação de fome.

Mas os benefícios dele não param aí. Esse chá também é rico em vitaminas (como a A, a B e a C) e antioxidantes (como os flavonoides) que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e retardar o envelhecimento.

4. Café

O benefício do café não se resume apenas ao seu efeito estimulante, que aumenta a energia, concentração e disposição para as tarefas diárias. 

Ele conta, também, com nutrientes (como as vitaminas do complexo B, cafeína, potássio e cálcio) que ajudam a proteger o sistema respiratório, aumentam o desempenho físico e promovem a perda de peso, pois aumentam o gasto calórico do tecido adiposo.

5. Gengibre

Por último, mas não menos importante, temos o gengibre. Afinal, ele acelera o metabolismo e ajuda no gasto mais intenso de calorias durante a digestão.

Além disso, essa raiz auxilia no combate à azia e é rica em gingerol, cafeno e zingerona, que têm propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes. Elas melhoram não apenas o sistema digestivo, mas também o circulatório e o respiratório.

Se você incluir os alimentos termogênicos que listamos ao longo deste texto na sua rotina, você só terá a ganhar. Vários efeitos positivos à sua saúde e ao seu bem-estar (físico e psicológico) serão notados.

Mas lembre-se: é fundamental aliar alimentação saudável à prática de atividades físicas para resultados ainda mais eficientes!

E se você gostou do tema deste post, não deixe de baixar agora o nosso ebook: Como deixar sua alimentação mais saudável sem precisar de dieta!

Escrito por Academia Nadarte