alimentos energéticos

Se você está precisando de mais energia, tanto no seu dia a dia quanto no seu treino, aposte nos alimentos energéticos para ajudar você nessa missão!

Algumas comidas e bebidas têm o poder de nos dar mais disposição. Isso porque contêm substâncias capazes de acelerar o metabolismo ou de fornecer calorias.

Por isso, é importante saber quais são esses “amigos do ânimo” para recorrer a eles sempre que necessário. Afinal, uma força extra é sempre bem-vinda, não é mesmo?

Quer saber quais são os alimentos energéticos e os seus benefícios? Então continue a leitura para saber mais. Confira:

1. Café

Não é à toa que muita gente diz que só desperta depois que toma um cafezinho. Essa bebida é termogênica, ou seja, faz o organismo queimar gordura e dá aquele gás.

A grande responsável por isso é a cafeína, um composto que age como estimulante e aumenta a nossa concentração.

Aqui no Brasil, é comum bebermos o café quente. Mas isso não quer dizer que você não possa consumi-lo frio, já que as propriedades são as mesmas.

2. Ovos

Os ovos são considerados super alimentos porque, além de conter proteínas de alto valor biológico, também são ricos em vitaminas, minerais e gorduras do bem.

Por exemplo, a gema é fonte de vitaminas do complexo B que, por sua vez, são responsáveis por converter os alimentos em energia.

Os ovos podem ser consumidos sem medo desde que caiba na sua dieta. Por conta disso, prefira as versões cozidas, pochés ou em omeletes.

3. Batata-doce

Embora, tenha o doce no nome, ela tem o índice glicêmico menor do que sua “irmã”, a batata-inglesa, já que tem muitas fibras que retardam a absorção da glicose.

Portanto, ela se torna uma excelente opção de carboidratos tanto para pré e pós-treino quanto para quem quer emagrecer.

Além disso, ela é muito saborosa, versátil e pode ser cozida, assada ou usada para fazer um purê. Outra opção são os chips assados, que são uma ótima sugestão para lanches e petiscos.

4. Guaraná

Quem nunca ouviu falar que guaraná dá mais vigor? Muita gente o usa para dar mais disposição e, até mesmo, como afrodisíaco.

As sementes do guaraná têm 2,5 vezes mais cafeína do que as do café, sabia? Está aí o motivo de ele ser um dos alimentos energéticos mais consumidos.

Para aproveitar suas propriedades, você pode consumi-lo em pó, misturado em água ou outros, ou até mesmo em cápsulas.

5. Açaí

Essa fruta é muito procurada por quem pratica exercícios físicos, por dar mais resistência e melhorar o rendimento nas atividades físicas.

O açaí é popularmente consumido com o xarope de guaraná e outros ingredientes, como leite condensado e granola, que aumentam o valor calórico e pode ser uma armadilha.

Sabendo disso, prefira a versão pura e adicione frutas para dar mais sabor e vitaminas. Assim, você garante um alimento mais saboroso sem aumentar as calorias. 

Como vimos, essas comidas e bebidas são grandes aliadas para nos dar disposição ao longo da correria do dia a dia, e, também potencializam o desempenho nos treinos.

Por isso, não deixe de incluir os alimentos energéticos na sua dieta de forma equilibrada e saudável.

Afinal, você sabe como o corpo transforma o que comemos em energia? Quer descobrir?

Então leia o nosso artigo e aprenda mais sobre o assunto!

Escrito por Academia Nadarte