treino de costas

O treino de costas deve ser feito com muita atenção, pois a região apresenta um complexo conjunto de músculos que pode dificultar o treinamento. 

Se você é comprometido com a academia, mas, mesmo assim, notou que as sessões de exercícios não estão fazendo efeito, você deve estar fazendo alguma coisa errada.

Para lhe ajudar a ter bons resultados, selecionamos os principais erros que muitas pessoas cometem no treino de costas e como eles podem ser evitados.

Em seguida, mostramos o que você deve fazer para garantir o sucesso do treinamento. Confira!

Erros comuns no treino de costas

1. Não variar o tipo de pegada

Uma boa pegada faz toda diferença na boa performance do treino, mas utilizar somente um tipo é um dos principais erros no treino de costas.

Isso acontece quando os exercícios, mesmo sendo diferentes, trabalham a mesma área das costas.

Como corrigir:

Intercalar o treinamento proporcionando diferentes pegadas. Assim, cada exercício vai atender um grupo muscular.

Aposte em exercícios com pegada neutra, supinada e pronada. O que importa é a variação dentro de um mesmo treino e não o número de atividades executadas.

2. Utilizar máquinas em excesso

As academias costumam oferecer muitos equipamentos para facilitar o treino, garantir a postura correta e proporcionar mais segurança aos alunos.

No entanto, o movimento livre é o mais indicado, porque os pesos livres são essenciais para estimular e hipertrofiar os músculos.

Como corrigir:

Faça mais exercícios independentes em treinos alternados, como a remada com barra ou halteres e o levantamento terra com pesos livres.

Utilize as máquinas apenas para exercícios com mais carga, já que elas oferecem proteção contra lesões. 

3. Não treinar todo grupo muscular

Muitos ainda acreditam que no treino de costas basta puxar o braço para cima ou para baixo, de acordo com a região que se deseja trabalhar.

Assim, os braços baixos treinam a parte debaixo da asa, ou escápula, e os braços altos, a parte superior. No entanto, não é tão fácil assim.

Como corrigir:

Para obter costas bem definidas e simétricas, faça exercícios variados para diferentes partes da região, trabalhando diversos músculos.

Por exemplo, para trabalhar as costas como um todo e ainda fortalecer a lombar e os trapézios, aposte no levantamento terra.

As remadas, por outro lado, são muito indicadas para estimular o crescimento da região central. Se for aberta em direção ao peito, serve para impulsionar os músculos medianos e superiores.

4. Excesso de carga

Seja inclinar demais o corpo para trás, deixar de empurrar o cotovelo para trás durante a remada ou balançar muito o corpo. 

Os movimentos errados podem ser resultado do excesso de carga que acabam tirando o propósito do exercício.

Como corrigir:

Reduza o excesso de carga, coloque apenas o necessário para realizar o movimento com a amplitude ideal e faça o exercício com atenção.

Neste caso, também é fundamental contar com a avaliação de um personal.

O treino de costas ideal

Toda musculação deve ser levada a sério e, para isso, é preciso muita dedicação e planejamento. 

A região das costas apresenta o maior conjunto de músculos do corpo, o que acaba exigindo atenção redobrada.

O primeiro passo é procurar uma academia de referência, que ofereça acompanhamento de profissionais treinados para ajudar a obter os melhores resultados.

Depois, você deve se atentar para a postura, a técnica correta e avaliar se a sua série realmente conta com exercícios variados para atender a todos os músculos.

No mais, esteja atento a todos os erros comuns no treino de costas e tenha sempre um profissional por perto para avaliar os seus movimentos.

Quer ter mais notícias para melhorar o seu condicionamento físico e ainda aprender como ter mais disposição para encarar a rotina? 

Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba novos artigos diretamente no seu e-mail. Bons treinos e até a próxima! 

Escrito por Academia Nadarte