alimentos funcionais

Atualmente muito tem se falado em alimentos funcionais, mas você realmente sabe o que são e para que servem? No post de hoje iremos falar um pouquinho sobre eles. 

Os alimentos funcionais ou ingredientes funcionais são aqueles que, além de suas funções nutricionais básicas, também produzem efeitos benéficos à saúde e embora não curem, apresentam componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco de algumas doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes além de ter impacto positivo no desempenho físico como construção muscular e no comportamento das pessoas na diminuição de ansiedade e depressão.

Entretanto, é preciso alertar que os alimentos funcionais não atuam como medicamentos, portanto para usufruir dos seus benefícios é preciso associar a um estilo de vida saudável (alimentação balanceada + pratica de exercícios físicos).

A seguir confira a lista dos principais alimentos funcionais:

Linhaça

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6) que possuem a capacidade de diminuir o colesterol ruim (LDL), aumentar o colesterol bom (HDL), prevenindo várias doenças cardiovasculares e diminuindo a inflamação. Reduz risco de câncer de cólon e melhora também o funcionamento intestinal.

Vinho Tinto

O recomendado por especialistas é o consumo de uma taça por dia, já que, o vinho auxilia na redução de colesterol e na incidência de alguns tipos de câncer, além de auxiliar no sistema imunológico.

Peixes

Alimento rico em Omega 3, auxilia na prevenção doenças cardiovasculares ,redução do colesterol e também contém ação anti-inflamatória. O ideal é o consumo de três porções por semana.

Pimenta

As pimentas do gênero Capsicum (vermelha, malagueta, dedo-de-moça, cambuci, jalapeño, americana, cumari-do-pará, de cheiro, murupi, entre outras) possuem substâncias que previnem doenças como diabetes, câncer e problemas do coração.

Os antioxidantes são importantes também por combaterem o envelhecimento precoce. O consumo da pimenta eleva a temperatura do organismo e aumenta o gasto calórico, ou seja, auxilia na redução de gorduras.

Alho

Reduz o colesterol e a pressão sanguínea, melhora o sistema imunológico e reduz o risco de câncer gástrico. O recomendado é ingerir dente de alho por dia, de preferência, cru.

Azeite extra-virgem

O ácido graxo presente no azeite extra-virgem tem ação imunológica e anticancerígena. Reduz o colesterol LDL (colesterol ruim) e ajuda no aumento do colesterol HDL (colesterol bom), prevenindo assim o risco de uma série de doenças relacionadas aos níveis de colesterol, como por exemplo, as cardiovasculares.

Tomate

O tomate possui o composto Licopeno, que reduz os níveis de colesterol ruim e o risco de certos tipos de câncer, principalmente o de próstata. Também é um poderoso antioxidante.

Leites fermentados e iogurtes

Os Probióticos (Bífidobacterias e Lactobacilos) presentes nos leites fermentados e nos iogurtes favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon.

E aí? Gostou desse artigo? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de temas ligados à saúde e ao bem-estar.

Escrito por Academia Nadarte