benefícios da natação

A natação é um esporte que chama atenção das pessoas de todas as idades, não é verdade?

Afinal, quem nunca teve aquela vontade de nadar em uma boa piscina durante no verão ou durante a semana para desestressar?

Apesar desse exercício físico causar grande bem-estar durante e após sua prática, certamente os benefícios da natação são bem mais profundos na nossa saúde do que parece.

Neste artigo, serão apresentados alguns benefícios que certamente vão fazer com que você se surpreenda e queira praticar essa maravilhosa atividade! Pronto(a) para saber quais são eles?

Continue a sua leitura!

1. Melhora o condicionamento físico

Por ser um esporte que exige de toda a musculatura do corpo, em conjunto com um trabalho de respiração ligeiramente complexo, um dos principais resultados observados nas primeiras semanas é a melhora do condicionamento físico.

2. Desenvolve a musculatura corporal

Cada braçada e pernada que você dá na piscina é um pequeno incentivo para que o seu corpo se torne mais eficiente para se locomover em meio líquido, que chega a ser até 12 vezes mais denso que o ar.

Essa densidade da água cria uma resistência que faz com que você conquiste o tônus muscular e um pequeno acréscimo de força, principalmente se você se desafia nas suas aulas durante a semana.

3. Fortalece o coração

Sendo um benefício que está intimamente relacionado aos dois anteriores, o fortalecimento do coração é uma consequência da melhora do condicionamento físico geral.

O fortalecimento cardíaco faz com que o corpo aumente sua capacidade de bombear sangue, aumentando a circulação sanguínea e diminuindo o risco de incidência de doenças cardiovasculares.

4. Induz a queima de gordura

Por ser uma atividade aeróbica, a natação é um excelente exercício para queimar aqueles quilinhos extras.

Para atingir esse objetivo de maneira eficaz é preciso treinar com uma intensidade moderada e constante por, pelo menos, vinte minutos.

Importante ressaltar que o gasto calórico da natação tende a ser bem mais alto que o da caminhada.

Se você é uma pessoa que tende a não gostar de exercícios monótonos, essa opção pode ser ideal para o seu perfil. 

Por fim, não se esqueça que a sua alimentação também tem um importante papel no seu emagrecimento.

5. Aumenta a flexibilidade

Seja qual for o estilo que você esteja nadando, é certo de que em algum momento você vai promover o alongamento total de alguns grupos musculares. 

Este alongamento ajuda a aumentar a sua flexibilidade, que é essencial para a saúde das articulações e para reduzir o risco de doenças ósseas como a artrite.

Como você pode ver, a natação promove inúmeros benefícios para a saúde se for praticada regularmente. 

É uma atividade que realmente merece o mérito dado pela comunidade médica como um dos esportes mais completos que existem.

Quanto às restrições desta atividade, elas são bem pequenas.

Se o praticante passar pela avaliação dermatológica e física, não há qualquer restrição de idade ou de peso corporal que impeça a realização do esporte.

Este foi o nosso artigo de hoje sobre os benefícios da natação!

Gostou do conteúdo e está em dúvida sobre qual atividade praticar? Leia o nosso artigo sobre a Running Class e veja como ela funciona!

Escrito por Academia Nadarte