substituições de alimentos

Conciliar a rotina atribulada com hábitos saudáveis é uma tarefa difícil para muitas pessoas, e esse fator é responsável pelo adiamento de muitos benefícios, não só à boa forma, mas à qualidade de vida.

De olho em mudanças corporais efetivas, conhecer algumas substituições de alimentos pode ajudar você a ter uma alimentação mais saudável e compatível com sua rotina. Confira!

1. Chocolate ao leite por chocolate 85% cacau

O chocolate amargo pode ser uma excelente opção de sobremesa e sua consciência não pesará ao degustá-lo. O chocolate 85% cacau possui coloração mais escura e gosto mais amargo. Esse docinho também pode ser consumido na refeição pré-treino.

2. Refrigerantes por sucos naturais

Nós sabemos que os refrigerantes são bebidas que não oferecem benefícios, além de possuir alto índice de açúcar em sua composição. Então, por que não substituí-los por sucos naturais? As frutas favorecem a nutrição e podem fornecer vitaminas e minerais importantes para um melhor desempenho não só nos estudos, mas também no trabalho e nos seus treinos.

3. Leite integral por leite desnatado

O leite é um dos alimentos que inúmeras pessoas não conseguem abrir mão, por isso, substituir a versão integral pela desnatada pode ser uma das substituições de alimentos válidas para você adotar uma alimentação mais saudável.

O mesmo pode ser feito com os produtos derivados: se houver versão desnatada, experimente.

4. Pipocas industrializadas por pipoca de panela

A pipoca é uma excelente opção para lanches, e por ser de fácil preparo e transporte, pode se adequar às pessoas que levam todas as suas refeições diárias consigo.

De olho no índice de conservantes e sódio dos produtos industrializados, para melhores resultados é preferível optar pela tradicional pipoca de panela, já que, além de ser mais barata, ela é livre de gorduras trans.

5. Arroz branco por arroz integral

A comparação recebe muitos questionamentos devido à diferença de sabores, mas o arroz integral pode ser um aliado para uma alimentação saudável, pois contém fibras, auxiliando no melhor processo de digestão, além de oferecer saciedade por um maior período de tempo, efeito muito bem-vindo àqueles que desejam entrar em forma.

guia de alimentação saudável

6. Sorvete por fruta congelada

Quem resiste a uma sobremesa gelada no verão? Porém, o sorvete não pode ser a primeira opção. Por isso, para uma alimentação mais saudável com doces refrescantes, congelar as frutas e consumi-las como frozen ou smoothies pode ser uma excelente alternativa. Congele as frutas em pequenas porções e deguste nos lanches.

7. Gorduras ruins por gorduras boas

Para manter o metabolismo em bom funcionamento, o consumo de algumas gorduras pode ser conveniente e importante para a queima calória e fornecimento de energia para suas atividades.

Os alimentos gordurosos, como salgados, doces e embutidos, podem ser substituídos por alimentos que fornecem gordura saudável de forma natural ao seu organismo. Dentre as principais opções de gorduras boas podemos destacar os seguintes alimentos:

  • Abacate;
  • Azeite de oliva;
  • Pasta de amendoim;
  • Nozes;
  • Castanhas;
  • Ovo;
  • Linhaça;
  • Semente de girassol.

8. Açúcar por mel

O açúcar não poderia deixar de ser citado nesta lista, já que é um dos principais vilões em casos de diabetes e obesidade. O mel é reconhecido como uma melhor opção para adoçar as refeições, contribuindo também com a saúde e apoiando o sistema imunológico.

9. Farelo de pão por farinha de aveia

Se você deseja preparar um frango empanado ou até mesmo um lanche, a aveia pode ser uma opção interessante para adicionar fibras e diversos nutrientes à sua refeição. Ela pode ser incorporada não só em receitas de doces, como salgados também.

10. Macarrão por fios de abobrinha

Uma macarronada não é um prato que se adéqua a uma alimentação mais saudável, mas com as substituições de alimentos, você pode trocar o macarrão por abobrinha, desfiando-a ou cortando em fios similares ao macarrão. Com essa alternativa você reduzirá o consumo calórico, além de contar com os nutrientes da abobrinha.

Se você está planejando reduzir medidas e ter uma alimentação mais saudável, busque orientação profissional. Lembre-se que uma boa alimentação está atrelada a um bom rendimento nos treinos, por isso, com o suporte de profissionais qualificados, você estará a um passo dos resultados esperados.

Gostou das nossas dicas? Agora conheça também alguns alimentos funcionais!

Escrito por Academia Nadarte